Páginas

História da Marca de Tubas Conn


A fabricante mais velha dos Estados Unidos da América, e uma das mais famosas do mundo.
A empresa começou em mais ou menos 1875, e foi a criadora da indústria de instrumentos musicais.

Tudo começou com uma briga em um sábado a noite. O Veterano da Guerra Civil Charles Gerard Conn entrou em um briga que lhe trouxe um corte em sua boca, o que para ele era ruim, pois sendo ele trompetista (cornet) de uma banda na famosa cidade de Elkart!
Com o corte ele não conseguiria tocar o seu Cornet, ele refez o seu bocal, no qual ele conseguiria acomodar o seu lábio e assim continuar tocando.
Depois de feito, todos os músicos ficaram impressionados com o grande trabalho que ele tinha feito.
Seus amigos pediram bocais como o dele, e a produção foi aumentando, e o que seria só uma pequena melhoria, virou uma linha de bocais.
Com tantos pedidos, Charles Conn resolveu comprar uma maquina e começou a produzir em larga escala.


Em 1875, um grande construtor (Luthier) de instrumentos chamado Dupont parou na loja da Conn e perguntou se ele não gostaria de reparar alguns instrumentos. Após um tempo, o senhor Gerard resolveu não só reparar, mas sim, produzir instrumentos.
Aí foi produzido o primeiro instrumento de banda dos EUA, um trompete Cornet.
Alguns anos depois, A Conn mudou de seu lugar de origem, que era uma pequena casa de um vilarejo, mudou para um terreno maior com uma infra-estrutura melhor que antes.
Com isso, ele trouxe 15 construtores (Luthiers) da Europa para trabalhar em sua empresa, desse modo, aumentou a sua linha de produção e a diversidade de instrumentos também.
Os instrumentos produzidos eram tão bons, que os mesmos ganharam vários prêmios na exposição mundial que aconteceu em Chicago.


Após um terrível incêndio em sua fábrica, foi feita uma reconstrução maior e mais moderna que a anterior.
Muitos músicos foram visitar o novo local e nomearam a fábrica de “Maravilhosos Instrumentos CONN”.


Os instrumentos começaram a ficar cada vez mais famosos, pois os mais famosos músicos se apresentavam a reis e rainhas da Europa utilizando os melhores Conn’s já fabricados em todos os tempos. Instrumentos banhados a ouro e com jóias adornando os instrumentos.
Além dos mais belos instrumentos, Gerard Conn construiu os maiores e mais bizarros instrumentos, como o maior saxofone, a maior tuba e muitos outros. Ele também foi o primeiro a produzir os primeiros “Sousafones” e muitos outros instrumentos.


Em 1915, Gerard Conn vendeu a sua empresa para a C.D. Greenleaf.
A força da nova empresa aumentou a inovação na Conn.
Ela fundou a primeira escola para bandas, fez o primeiro Sousafone de fibra de vidro, e muitos outros avanços incríveis para a época.


Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa foi convertida para a fabricação de instrumentos de precisão para as forças armadas de seu país. Com isso ganhou vários prêmios da Marinha. Na guerra da Coréia, a Conn atingiu recordes em instrumentos de precisão.
Nos dias de hoje, muitos ainda preferem os instrumentos da Conn da época citada nesse texto, a indústria cinematográfica do século 20 utilizou os instrumentos Conn na maioria de seus filmes, a Conn era a predileta.
Hoje! Instrumentistas famosos descobrem os antigos Conn’s e os colocam como os melhores instrumentos do mundo, utilizando em seus shows e demonstrando o quanto um instrumento Vintage pode ser bom.


6 comentários:

  1. CONNcordo plenamente com esse texto! Muito bom, parabéns para quem o redigiu e podem ter certeza que raramente algum instrumento, seja ele de calibre fino ou largo, supera os da CONN.

    Tenho uma Tuba da Conn, a 15J, e ainda não achei outra por qual eu a trocaria. A não ser, é claro, por uma outra Conn de maior potência.

    ResponderExcluir
  2. ótimo texto, adquiri recentemente uma Tuba Conn 25j-S, é uma explosão de som. Obrigado Conn que mesmo após muitos anos da marca, ainda se supera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como faço para saber o ano de fabricação da minha tuba

      Excluir
  3. Procuro uma tuba conn 15J pra trocar na minha Yamaha 201

    ResponderExcluir
  4. como faço para saber ano de fabricação de um instrumento conn

    ResponderExcluir