Páginas

BOCAL!!! Qual devo escolher?

Ola amigos Tubistas, vamos falar através deste post a respeito dos bocais.
Muita gente acha que seu instrumento não tem um som bem afinado ou acha alguma dificuldade em tocar alguma nota ou mesmo gostaria que sua Tuba emitisse um som mais “grave”, “sinfônico”, “os graves mais encorpados”, suprir a falta de emissão de sons (sai mais ar do que o próprio som), “sustentação da nota” e etc.
É claro um bom Tubista tem que ter uma boa embocadura, fazer os aquecimentos periódicos, tocar sempre, estar treinando constantemente. Mais fazendo tudo isso às vezes percebemos que tem alguma nota que não sai 100% ou até mesmo gostaríamos que nossas Tubas emitissem um som mais grave, mais encorpado, e isso esta ligado a nada menos que o seu BOCAL.
O bocal é o responsável por transmitir a vibração dos lábios aos tubos, pistões e (ou) rotores e amplificando essa vibração na campana por onde sai o som.
No bocal o que influencia para termos os sons que nos agrade e limpe as deficiências de emissão do som e sustentação????????
Para entendermos melhor os bocais, veja abaixo como é dividido (um bocal é composto por quais partes):


No caso dessa figura meramente ilustrativa foi usado um bocal de Trompete como exemplo, mais serve para todos os bocais de todos os instrumentos de metais: Trompete, Cornet, Trompa, Trombone,  Trombonito, Sax Horn, Euphoniun, Barítono, Tuba e Souzafone. 


OK!....... Mais qual bocal devo escolher???????

Veja o quadro abaixo:

BORDAS

Larga - Favorece a resistência e diminui a flexibilidade;
Estreita - Aumenta a flexibilidade;
Arredondada - Confortável;
Acentuada - Som brilhante e precisão nos ataques;

CÁLICES

Largo - Produz grande volume e maior controle da afinação;
Pequeno - Requer pouca força, porém pode inibir o desenvolvimento da embocadura;
Fundo - Favorece os registros graves;
Raso - Som claro e respostas rápidas principalmente nos registros agudos;

Essas são as características que encontramos nos diversos modelos e marcas de bocal.
Quanto a marca, é claro as mais caras são sempre as melhores, mais devemos levar sempre em consideração como foi fabricado.
No mercado existem fabricantes de bocais convencionais sem ser de marcas como Weril, Yamaha, Vicent Bach e etc. Dependendo da fabricação até vale a pena, pois você vai pagar menos num bocal que vai lhe atender as suas expectativas.

Resumindo se você quiser melhorar os sons graves, você deve procurar algum bocal fundo, se quer conforto busque borda arredondada, sons fortes borda larga e etc.

MAIS ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!

Para comprar um bocal você deve ir até a loja e levar o seu próprio instrumento. Mais porque?
1º Leve o seu instrumento, pois é claro você deve tocar para testar o bocal no instrumento que você esta acostumado a tocar, pois pode haver diferenças de um instrumento para o outro;
2º Sempre teste o bocal que você for escolher, pois cada pessoa tem uma sensibilidade, e as vezes você não vai se adaptar a um modelo de bocal ou ao modelo que o seu amigo utiliza. Portanto sempre TESTE o bocal.
3º Verifique sempre o acabamento, pois pode estar danificado ou com pequenos defeitos;
4º Nunca compre um bocal VIA INTERNET, pois você pode ser enganado;



Essas são as dicas que gostaria de passar a vocês, tanto em saber o que é o bocal de uma Tuba até em como escolher o seu próprio bocal novo.
Essas informações vão ajudar você a escolher melhor o seu novo bocal.

Boa sorte na sua escolha e toque bastante. 


Abraços
The Bass Tuba





10 comentários:

  1. Começei a tocar a pouco tempo tuba e gostaria de saber como faço pra melhorar meu grave , o agudo está otimo , até a nota "Do" do Segundo espaço em clave de fá tiro de letra , mas as notas abaixo sinto dificuldade principalmente no La do primeiro espaço e do Sol da primeira linha na clave de fá ... Como faço para melhorar a qualidade do som nestas notas pois sai apenas "vento" e fico sem folego algum !! Peço que me ajudem por favor ... Deus abençoe a todos !

    ResponderExcluir
  2. Qual bocal devo escolher ?? rsss perdoem , quero muito aprender e gosto demais de tuba !!! Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  3. comprei uma tuba weril J981, um doce pra soprar mas não abre o som, parece liitada, não consigo sobressair quando solicitado algum exercício. Estou com o bocal original weril 25c, será isso também?

    ResponderExcluir
  4. O melhor bocal para iniciar com certeza é o novo bocal do Betinho o jc custom modelo solo medida 33 centímetro de borda e copo formato em V...eh um bocal excelente notas rápidas , respostas rápidas e eficiência nos ataques...com certeza o melhor bocal...e toca até brasileirinho... vlw flw...

    ResponderExcluir
  5. Sou um trompetista e gostaria de melhorar minha embocadura com notas agudas o que eu devo fazer

    ResponderExcluir
  6. Sou um trompetista e gostaria de melhorar minha embocadura com notas agudas o que eu devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca tempo com um bocal que lhe cause muita dificuldade. Procure bocais mais rasos e depois você pode ir buscando bocais mais fundos. Abraços

      Excluir
  7. Alguém poderia me ajudar tenho uma tuba Werill sênior em MIB e gostaria de saber qual seria o melhor bocal que me favoreça para pegar tanto os agudos como também os graves

    ResponderExcluir
  8. Paz de Deus a todos,
    tenho um problema que quando estou fazendo a escala o som fico tremido meio picotado como se fosse intermitente
    Como posso melhorar essa sonoridade?

    ResponderExcluir